MÉTODO DE PERCEÇÃO

DE FERTILIDADE

TRABALHAR COM A SABEDORIA DO NOSSO CICLO MENSTRUAL

Acredito que o conhecimento acerca do meu ciclo menstrual me levou onde estou hoje.Tenho agora a capacidade de reconhecer que as minhas necessidades mudam ao longo do meu ciclo e consigo trabalhar de forma cíclica, sem me sentir frustrada ou exigir demasiado de mim mesma.

O CICLO MENSTRUAL

Mas afinal, o que é o ciclo menstrual? O ciclo menstrual é o ciclo fértil da mulher. É composto por duas fases: fase folicular (pré-ovulatória) e fase lútea (pós-ovulatória). A ovulação ocorre entre estas duas fases.

Eu gosto de dividir o ciclo menstrual em quatro partes: menstruação, pré-ovulação, ovulação e pré-menstruação.

Ao longo do ciclo, somos influenciadas por diferentes hormonas, entre elas a progesterona e o estrogénio que têm um importante papel, não só na nossa saúde reprodutiva, mas também na nossa saúde no geral.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as mulheres não estão férteis durante todo o ciclo. Na verdade só estão férteis cerca de 5-6 dias - perto e durante a ovulação. A ovulação, na verdade, é o principal fenómeno do ciclo menstrual, apesar da menstruação ser o mais evidente - na verdade há autores que sugerem que se devia chamar algo como "ciclo ovulatório". Se a mulher não ovular, poderá ser um sinal de que algo anormal se está a passar.

MÉTODO DE PERCEÇÃO DE FERTILIDADE?

Bem, na verdade não consiste apenas num método, mas sim em vários. No entanto todos eles baseiam-se na avaliação e interpretação dos indicadores de fertilidade que o nosso corpo nos dá e, assim identificar o período de fértil da mulher e possíveis distúrbios no ciclo menstrual.

Alguns desses indicadores são o muco cervical e sensação vaginal, temperatura basal e características do colo do útero (cérvix).

O nosso corpo dá-nos as respostas que procuramos, só precisamos de saber como os interpretar.

Após a observação e registo destes indicadores todos os dias, existem algumas "regras" (dependendo do método utilizado) que devem ser seguidas para, então, traçar a janela fértil.

Como posso começar? Uma boa ideia passa por conheceres o teu ciclo menstrual e identificar as diferentes fases. Podes também trabalhar com uma instrutora de um método de perceção de fertilidade, para que te possa ajudar nesta jornada. 

PARA QUEM É?

MULHERES QUE QUEREM EVITAR UMA GRAVIDEZ

Um dos objetivos da perceção de fertilidade é determinar quando ocorre a janela fértil, através de algumas regras (que variam consoante o método escolhido). Deste modo é possível que a mulher utilize o conhecimento do seu corpo como método contracetivo - natural e sem efeitos secundários. 

Durante o período fértil a mulher poderá escolher abster-se de relações sexuais ou proteger-se através de outro método, como o preservativo.

É sempre importante referir que o método de perceção de fertilidade não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

MULHERES QUE QUEREM ALCANÇAR UMA GRAVIDEZ

Da mesma forma que mulheres que pretendem evitar uma gravidez identificam a janela fértil, também as mulheres que querem alcançar uma gravidez o podem fazer - mas com a diferença de que não se irão querer abster de relações sexuais durante este período.

Embora muitas mulheres consigam engravidar sem conhecerem o seu ciclo, outras podem achar mais difícil, uma vez que é relativamente fácil falhar os dias em que estão férteis, principalmente em ciclos longos (mais de 35 dias) - aqui a perceção de fertilidade poderá ser útil.

MULHERES QUE QUEREM SABER O ESTADO DA SUA SAÚDE

Como vimos anteriormente, o conhecimento acerca do nosso ciclo menstrual poderá dar-nos muitas respostas acerca da nossa saúde, uma vez que, se conhecer o padrão normal, a mulher poderá perceber se o seu próprio ciclo está a revelar algum problema de saúde. 

Por exemplo, a observação do muco cervical, um dos indicadores de fertilidade,  permite à mulher detetar problemas como candidíase, infeções vaginais, ou até ISTs. 

A observação tanto do muco cervical como da temperatura basal, permitem à mulher perceber como estão a variar as hormonas progesterona e estrogénio ao longo do ciclo.

A IMPORTÂNCIA DA

LITERACIA CORPORAL

Um dos principais objetivos da perceção de fertilidade é que a mulher desenvolva literacia corporal e tenha conhecimento acerca do funcionamento do seu ciclo menstrual para que consiga tomar decisões informadas acerca da sua saúde e do seu próprio corpo. Ninguém conhece melhor o nosso corpo do que nós mesmas.

O ciclo menstrual de uma mulher é um sinal vital, e monitorizá-lo é um meio de diagnóstico, e pode ser uma ferramenta essencial para ajudar os profissionais de saúde que a apoiam. Sim, os indicadores de fertilidade e biomarcadores do nosso corpo dão-nos muito mais informação acerca do que se passa "dentro de nós" do que pensamos.

Termos opções, informação e compreensão daquilo que se está a passar connosco é um direito. Independentemente do nível de educação e contexto social, as escolhas informadas são para toda a gente, sem exceção. Ao ter conhecimento acerca do seu ciclo menstrual e do que se passa no seu seu corpo, a mulher tem o poder de exercer esse direito.

COMO POSSO APLICAR?

Infelizmente, os recursos acerca do método são escassos. Alguns livros, como Taking Charge of Your Fertility da Toni Weschler podem ser um bom recurso. No entanto, a melhor maneira de aprender o método é com uma instrutora. Desta forma, podes sentir-te mais apoiada e confiante para utilizar a perceção de fertilidade como método contracetivo. 

Se sentires que gostarias de aprender o método, podemos trabalhar juntas

​© 2019 by Inês Martins Almeida - Cosmic Feminine