Marca uma sessão flash

Tudo o que precisas de saber sobre o Tempdrop

biomarcadores ciclo menstrual monitorização do ciclo temperatura basal Jun 17, 2023
guia-tudo-sobre-o-tempdrop

O Tempdrop é o termómetro em formato de bracelete que veio revolucionar a medição da temperatura basal e simplifica-la! Foi especialmente concebido para colmatar os desafios que algumas pessoas enfrentam na medição da temperatura basal.

Desse modo, neste guia apresentamos-te tudo o que precisas de saber para usar corretamente o teu Tempdrop

 

O que é o Tempdrop?

O Tempdrop é um termómetro externo usado no braço. É um pequeno aparelho em forma de gota que se encaixa numa bracelete ajustável.

 

O que não é o Tempdrop?

Um monitor de fertilidade nem qualquer outro aparelho que faz previsões!

 

Como se usa o Tempdrop?

A bracelete deve ser posicionada junto à artéria axilar por baixo da axila. Coloca-a quando te deitas para dormir e remove-a quando te levantas definitivamente (se te levantares a meio do sono nunca a retires).

Para ajudar no posicionamento da banda, flete o braço de forma a sentires a pele entre os bíceps e os tríceps. Nesse local irás sentir uma “covinha” mole em relação ao resto. A ponta da gota deve ficar orientada para baixo — ou seja na direção da mão — e o botão metálico do termómetro deve estar em contato com a pele na zona anteriormente mencionada.

A banda deve ficar justa o suficiente para que não mude de posição durante a noite mas de forma a que não te sintas apertada. É natural poder ficar alguma marca no braço se, por exemplo, dormires em cima dele. Podes usar o Tempdrop em qualquer braço, mas nunca alternes braços durante o ciclo.

 

Como funciona o dispositivo?

O Tempdrop incorpora algoritmos desenvolvidos para interpretar continuamente a temperatura ao longo das horas de sono.

Por esse motivo, ele não mede a ‘temperatura basal’ (temperatura do corpo em repouso ao acordar). Mede, sim, a tua temperatura contínua do corpo em repouso. Depois, dar-te-á um calculo final que podes usar para efeitos de temperatura num método sinto-térmico, sem que se perca a eficácia do biomarcador.

O aparelho está programado para chegar a uma única temperatura, filtrando quaisquer variáveis que a perturbem.

Nota, por isso, que existe um “período de aprendizagem” do termómetro (ou do algoritmo) ao teu corpo.

 

Tempdrop vs Termómetro Basal

Pela forma como funciona, não é necessário cumprir as regras de medição de temperatura.

Chega de acordar sempre à mesma hora para a medir. Basta colocares a bracelete ao deitar e retirá-la de manhã. Também por funcionar por padrões e cálculos, o Tempdrop permite-te acordar e levantar quantas vezes forem necessárias.

Não precisas de te preocupar com despertares noturnos, toma de medicamentos ou idas ao WC.

Também não precisas de te preocupar com os teus horários de sono, nem com beber álcool ou dormir com mais um cobertor — nada disso irá afetar as tuas temperaturas.

Ainda assim, para obter uma medição nessa noite, pelo menos 3 horas de sono (não tem de ser continuo) têm de ser detetadas.

Existem exceções, mas o próprio dispositivo dir-te-á se não tiveres dormido horas suficientes.

Caso passes por um período longo de interrupção do sono, mantém o termómetro no braço! (Por exemplo dar-te uma fome de madrugada e ires petiscar).

É importante salientar que o Tempdrop não é infalível! Deve ser usado e cuidado de acordo com as instruções e não é imune a alterações de temperatura por influência de doença (febres, por ex.).

Dessa forma, é desaconselhado utilizar o Tempdrop quando sabes que estás doente.

 

Como aceder às medições?

O Tempdrop guarda o registo de até cerca de 24h de sono (equivalente a 3 noites de 8h). A informação só é apagada e reiniciado o armazenamento se forem ultrapassadas as 24h sem realizares a sincronização.

Portanto, aconselhamos-te a fazer o upload diariamente de forma a evitar perda de dados. Podes fazê-lo depois de remover a bracelete ou antes de a colocar. Escolhe o que funcionar melhor para ti.

Para visualizares as temperaturas obtidas, existe uma aplicação própria com a qual podes sincronizar o dispositivo para as descarregar. A aplicação permite-te registar outros biomarcadores e delinear um gráfico, de forma totalmente gratuita. Não aconselhamos a opção premium, uma vez que faz previsões.

Se fazes a tua monitorização de ciclo através de outras aplicações, é possível extraí-las da app do Tempdrop. A Read Your Body é a aplicação que aconselhamos pela sua utilização e sincronização intuitiva. Se registas o teu ciclo à mão, basta copiares as temperaturas, utilizando as regras de arredondamento.

 

A quem se destina?

A qualquer pessoa com útero que monitorize o ciclo e que possa investir nele. É especialmente adequado para pessoas que não conseguem estabelecer uma rotina certa de sono e cumprir todas as regras de medição da temperatura basal. (Seja por que motivo for.)

É para ti se vives (temporariamente ou a longo prazo) com um ou mais destes desafios…

⚝ Estás em pós-parto

⚝ Estás a amamentar em livre demanda

⚝ Tens múltiplos despertares noturnos

⚝ Trabalhas por turnos

⚝ Sofres de insónias

⚝ … ou simplesmente monitorizas o ciclo!

Existem pessoas que escolhem utilizar o Tempdrop por lhes facilitar a vida, uma vez que a sua utilização é mais flexível do que a avaliação da temperatura basal e, geralmente, mais precisa.

É uma magnífica ferramenta aliada da monitorização de ciclo para fins de contraceção ou conceção.

Não será o Tempdrop em si que te vai ajudar a engravidar, mas sim saberes delimitar a tua janela fértil para ter relações na altura certa. Consegues, assim, aumentar a probabilidade de sucesso. O que o Tempdrop fará é auxiliar-te na precisão da tua medição de temperatura basal que constitui uma das chaves na “dança” que é conheceres o teu corpo.

 

Outras informações relevantes

 

O período de aprendizagem: as primeiras 14 temperaturas obtidas são apresentadas sem o filtro das variáveis, pelo que os resultados poderão ser erráticos.

A partir do 15º dia a medir com o Tempdrop, o filtro entrará em ação. Consequentemente, as duas últimas temperaturas estarão sujeitas a ajustes em retrospetiva, à medida que o algoritmo conhece o corpo.

Com o passar do tempo de utilização irás assistir a um aumento da qualidade das leituras. Estes ajustes serão gradualmente mais insignificantes (o tempo varia de pessoa para pessoa) e mais notáveis num sono “fora do habitual” (maior consumo de álcool, alterações na rotina diária, distúrbios de sono…).

É-nos apresentado um “período de adaptação” do Tempdrop ao nosso padrão que pode durar entre 30 a 60 dias.

Por fim, é relevante mencionar que o algoritmo continuará a adaptar-se a ti e às tuas circunstâncias. Não é preciso, então, que te preocupes com mudanças nos teus hábitos de sono, fase de vida ou no próprio ciclo menstrual.

Aconselhamos a “desvalorizar” o primeiro a segundo ciclo, pois este poderá apresentar medições erráticas e difíceis de interpretar corretamente (consoante o teu grau de experiência).

 

Ciclos irregulares: o Tempdrop funciona nestes casos?

Um enorme sim! O Tempdrop pode ser utilizado independentemente do padrão de ciclo que tenhas. A precisão da temperatura fornecida pelo termómetro não é influenciada pela ovulação (nem a precisão de um termómetro basal regular).

 

A bateria do termómetro: O Tempdrop funciona com uma pilha de lítio (CR2032) em formato de moeda, semelhante às tradicionais pilhas de relógios. É expectável que esta dure, em média, 4 a 6 meses. Receberás um aviso através da aplicação do Tempdrop quando a bateria começar a ficar fraca e terás acesso a um guia de troca de pilhas extremamente intuitivo. Qualquer dúvida, podes, também, contactar-nos!

 

Garantia: O Tempdrop vem com uma garantia de 12 meses que cobre defeitos de fabrico. Existem também opções de extensão de garantia ou aquisição de seguro, com um valor acrescido, que podes adquirir juntamente com o termómetro.

Se tiveres algum problema com o teu Tempdrop, a marca consegue aceder ao dispositivo remotamente. De seguida, avalia a situação e, em caso de avaria, envia-te um novo, se assim se justificar. Deves entrar em contacto com eles via e-mail ou pela aplicação; é muito fácil.

 

Tenho de adquirir o Tempdrop para medir a Temperatura Basal?

Talvez fiques a questionar-te se tens de adquirir o Tempdrop para poderes dar início à medição da temperatura ‘basal’ como parte da monitorização do ciclo.

A resposta é Não!

A temperatura basal (oral, anal ou vaginal) pode perfeitamente resultar para ti. No entanto, se tens a possibilidade financeira e procuras algo mais confortável, prático e eficaz, este é o dispositivo onde vale a pena investir!

Agora que o Tempdrop já é enviado para Portugal, os custos de aquisição baixam largamente. Se estás a pensar em adquiri-lo, aproveita o código de 11% de desconto que temos sempre disponível para ti (código: cosmicfeminine). É acumulável com outras campanhas! ⚝