Marca uma sessão flash

O Guia Completo sobre a Menstruação

ciclo menstrual guias menstruação sangue menstrual Jun 08, 2023
O Guia Completo sobre a Menstruação

A menstruação continua a ser um tema tabu na sociedade. Esta relação negativa que criamos com o nosso ciclo menstrual nasce, muitas vezes, com a menarca (primeira vez que menstruamos).

Somos felicitadas com um “agora és mulher”, como se isso fosse um peso enorme na nossa vida enquanto seres reprodutores capazes de gerar nova vida.

No entanto, ser mulher, menstruar não é nem tem de ser um peso. Pode ser a maior dádiva que nos é concedida. O nosso ciclo é saúde, é vitalidade.

Quando menstruamos pela primeira vez, ninguém nos dá informação concreta sobre a importância da menstruação. Não nos explicam como funciona, como lidar, de forma saudável, com esta nova etapa…

Assim, muitas vezes, crescemos a achar que esta é um fardo, uma maldição. Desejamos todos os meses ter nascido rapaz, ou simplesmente não ter de menstruar.

Está na altura de renovarmos a visão sobre o nosso sangue menstrual. É tempo de perceber como a avaliação deste biomarcador nos ajuda a perceber o estado da nossa saúde hormonal.

Se tens alguma dúvida sobre a tua menstruação, o que pode significar as cores do sangue ou a duração, o fluxo — não procures mais. Este é o teu guia completo sobre o sangue menstrual!

 

A Menstruação é um Sinal de Saúde

Ou um sinal vital. Tal como a pulsação e a tensão arterial, a menstruação traduz saúde ou problemas existentes no nosso corpo. Um exemplo disso é a reflexão dos níveis hormonais do ciclo anterior e dos hábitos de estilo de vida referentes aos três ciclos anteriores.

Nesse sentido, quaisquer mudanças que implementes poderão, portanto, levar até 3 ciclos a surtir efeito.

Para descodificar a tua saúde é vital registar as características do sangramento menstrual! Vamos, então, perceber o que é e o que não é menstruação.

 

Para haver menstruação deve, primeiro, ocorrer a ovulação

A menstruação ocorre de forma geralmente fixa entre 12 a 14 dias após a ovulação (podendo o mínimo saudável ser 9 dias e o máximo 18 dias. Mais de 18 dias poderá indicar gravidez e menos de 9 reflete eventuais problemas de insuficiência de progesterona).

É resultante de uma descida repentina das hormonas ováricas (principalmente da progesterona, cuja função é manter o espessamento do endométrio). Esta queda ocorrerá na altura que será o fim do teu ciclo.

 

Spotting não é menstruação

O spotting é um sangramento que pode ocorrer em várias situações, das quais se destacam:

🩸 Antes da menstruação;

🩸 Aquando a ovulação;

🩸 Gravidez, quando ocorre nidação, ou seja, a implantação do óvulo após uma fecundação bem sucedida!

É possível diferenciá-lo do sangramento menstrual por apresentar uma cor rosada ou acastanhada e aparecer em pouca quantidade. Muitas vezes nem é preciso utilizar produtos de higiene menstrual.

Existem diferentes causas para a existência de spotting, sendo o desequilíbrio hormonal uma das mais comuns. Se existir em excesso e principalmente se acontecer antes da menstruação, pode ser sinal de problemas.

Contudo, cada caso é um caso e devem ser avaliados de forma individual e única!

 

Não menstruas quando tomas a pílula!

Ou, na verdade, quando usas qualquer contracetivo hormonal (combinado de estrogénio-progesterona ou só progesterona). Isto porque uma das suas funções, na maioria, é inibir a ovulação. Sem ovulação não há menstruação. O sangramento que podes experienciar (mas nem sempre acontece), é chamado sangramento de privação hormonal. Ocorre aquando a “pausa” do contracetivo e deriva das oscilações abruptas das hormonas artificiais. O que acontece quando se usa, por exemplo, um método hormonal contínuo é não existir sangramento de todo.

 

Nota: Não é possível avaliar a saúde hormonal quando estamos sob o efeito de contracetivos hormonais.

 

O primeiro dia

O primeiro dia do ciclo é o primeiro da menstruação. Significa que é o dia em que existe, efetivamente, um sangramento vermelho vivo ou escuro e que necessite de utilização de recolha menstrual. É importante conseguires distinguir o sangramento menstrual de outro (como o spotting). Para isso, podes observar a quantidade (o sangue menstrual é mais abundante) e se sentes algum desconforto abdominal tipo ‘moinha’ (sentido com frequência antes de menstruar).

 

O que registar

Existem algumas coisas essenciais de registar para analisar a tua saúde através do sangue menstrual.

🩸 A quantidade de sangue: através do nº de pensos, tampões ou cuecas que usas, a quantidade no copo e a frequência com que mudas o teu produto de higiene menstrual;

🩸 O teu fluxo (ligeiro, moderado ou abundante);

🩸 Os dias de duração da menstruação;

🩸 Quais quer sintomas físicos, psicológicos e emocionais que sintas durante esses dias.

 

Uma menstruação saudável deve…

 

O que a cor da tua menstruação pode significar…

❤️ Fim de menstruação (normalmente mais escuro)

🖤 Se forem esporádicos, pequenos e em pouca quantidade é natural.

🖤 Por outro lado, se maiores ou em grande quantidade, poderá indicar excesso de estrogénio (são comuns em fluxos abundantes).

💗 Sangramento de privação hormonal (causado pela contraceção hormonal)

🩸 Qualquer outra cor: algum tipo de anomalia, que deve ser motivo de consulta de um médico.

 

Distúrbios Comuns do Ciclo

🩸 Dismenorreia: Dores menstruais fortes e incapacitantes (comumente classificadas como dismenorreia primária e secundária).

🩸 Menorragia: Sangramentos extremamente abundantes.

🩸 Amenorreia: Ausência de menstruação (muitas vezes associada a ciclos em que a mulher não ovula = anovulatórios).

 

Opções de produtos menstruais, saudáveis e sustentáveis

Os químicos presentes em muitos dos produtos de recolha menstrual são altamente prejudiciais à saúde hormonal e fértil. São considerados disruptores endócrinos ou, por outras palavras, “baralham” e “enganam” o nosso sistema hormonal. Além disso, a maioria dos produtos é feito de materiais não recicláveis e descartáveis, o que impacta negativamente o ambiente.

 

Sugestões

Abaixo encontrarás marcas incríveis que trabalham para a sensibilização e vantagens dos produtos de recolha menstrual — reutilizáveis, saudáveis e económicos! Tens, ainda, o link para uma lista de profissionais de saúde na área da mulher.

🩸 Lista de Profissionais de Saúde

🩸 Lunette

🩸 Meluna

🩸 Enna

🩸 Intimina

🩸 AllMatters

🩸 EasyCare

🩸 Flow

🩸 Kiwitas